• Videos

Por Prof.Bellio
Em Artigos do Prof.Bellio
jan 4th, 2018
0 Comentários
8 Views

ENDIVIDADO por mais de 90 dias pode causar ANSIEDADE

Essa constatação foi feita pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – em uma pesquisa realizada com com Consumidores Endividados (que tem dívidas vencidas há mais de 90 dias).

Esse percentual está em torno de 69% dos pesquisados.

Outros sentimentos apontados pelos consumidores inadimplentes são insegurança (65%), estresse (64%), angústia (61%), desânimo (58%), culpa (57%), baixa autoestima (56%) e vergonha perante a família e amigos (51%). Os principais efeitos incluem ficar facilmente irritado (52%) ou mal-humorado (49%), além de ter menos vontade de sair e socializar (45%).

Segundo a pesquisa do SPC/CNDL, inadimplentes também costumam recorrer a vícios. Pelo menos 21% deles admitiram descontar os problemas no cigarro, em comida ou no álcool. Enquanto alguns sofrem de insônia (44%) e descontam a ansiedade comendo mais (34%), outros acabam desenvolvendo atitudes contrárias, como perda de apetite (35%) e vontade fora do normal de dormir (36%).

Foram constatadas também atitudes agressivas em 18% dos consumidores com dívidas, sendo que 14% apelaram para agressões físicas. O maior temor com relação às pendências atrasadas é não conseguir pagá-las (36%), ser considerado desonesto pelas pessoas (11%), não conseguir parcelas compras (9%), não arrumar emprego (9%) e não poder mais fazer empréstimos (7%).

Portanto, como temos dito frequentemente em nossos artigos, o controle financeiro pessoal e familiar é um dos fatores para uma boa qualidade de vida.

Planilha com todos os Ganhos e com todas as Despesas, é fundamental para uma organização da vida financeira.

Se precisar de uma Planilha de Finanças Pessoais, acesse o link http://profbellio.com.br/blog/downloads e escolha ou a planilha BÁSICA ou a planilha COMPLETA e ótimo 2018 com as finanças em dia.

Até o próximo. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *